terça-feira, 20 de julho de 2010

Carrego comigo

Sinto que se pudesse quantificar esse sentimento, me perderia novamente diante dos números. Se pudesse unir, dividir-me ou simplesmente partir para a lógica, poderia envolver meus braços em todos os pontos. No Porto, Florianópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Passo Fundo, pelo oeste de Santa Catarina. Pelas ruas de São Paulo me perderia tentando reunir todos em um único boteco de esquina. É saudade das boas. São trocas.

São poucos e dizem que assim deve ser. Os números não são altos, assim é fácil. São bons momentos impossíveis de racionar. São pessoas maravilhosas as quais podemos chamar de amigos. Escolhemos, mas não tem no mercado para comprar. Não podemos pedir na tele-entrega. Não podemos impedir os rumos. Mas temos a certeza da amizade. Nas minhas caixas, na vermelha, na remendada de figuras, na florida, na laranja, elas guardam as nossas lembranças. É meu irmão, é o outro irmão que a cidade gelada me deu. É a prima. A amiga de infância, os amigos do teatro. Aqueles meninos que juntos inventamos o mundo.

Quando o reencontro acontece à gente percebe a mudança do tempo, a maturidade evidente, mas o sorriso, o abraço forte e a envolvente amizade, serão sempre os mesmos. No sofá, sentados lado a lado, as lembranças retornam, tenho ali um amigo. Encosta a cabeça no meu ombro e juntos dividimos sonhos, lembranças. Os que nos deixaram e aqueles amigos que para longe foram, tão longe que não podemos sequer pedir um abraço. Sequer ler suas palavras, ouvir sua voz, rever seu sorriso, rir das suas piadas. Estes dois o sentimento é inexplicável. É perda. É falta. É a tal da discrepância do destino.

Amigo é isso. Amigo é feito para abraçar, amassar sem malícia, esquecer as rixas futebolísticas, fazer rir, irritar de tanta saudade, abrigar, brigar e refazer a paz. Agora, arrume as malas, compre as suas passagens, peça carona e proteja-se do frio. Vamos nos encontrar e brindar a amizade. A vida é assim. Essa é a graça da vida. A cada metro de distância a saudade aumenta, o amor aumenta e a certeza do reencontro vive. Outros elos dessa amizade serão vistos. Amigo também é feito para equacionar a saudade.

Nenhum comentário: